Pontos de Mergulho de Fernando de Noronha





Porto-Raso é muito bom para a prática de apnéia e mergulhos noturnos e em finais de tarde, com 9 metros de profundidade máxima.

Ilha do Meio - possui algumas grutas e tocas com presença regular de tubarões-lixa e 15 metros de profundidade.

Canal da Rata/Ressurreta - enseada tranqüila, com 15 metros de profundidade, ideal para mergulhos de correnteza, onde o mergulhador aproveita a corrente marítima e água sempre muito limpa para um ótimo drift dive.

Cagarras - com 32 metros de profundidade, esses costões rochosos proporcionam mergulhos profundos e multi-níveis em enseadas protegidas.

Buraco do Inferno/Cordilheiras - possui opções distintas de navegações subaquáticas, lindas formações rochosas, local onde a maioria dos batismos acontece mas pode-se também fazer mergulhos com até 25 metros de profundidade.


Pontal do Norte –e xcelente para mergulhadores mais experientes, proporcionando mergulhos multi-níveis e revelando grande variedade de animais marinhos.Tem 42 metros de profundidade.

Buraco das Cabras - normalmente início de um drift-dive que termina no Canal da Rata, com suas formações rochosas vulcânicas abriga cardumes de pequenos peixes, tem 15 metros de profundidade.

Pedras Secas - 17 metros de profundidade, visibilidade máxima, excelente ponto de mergulho, com suas cavernas, galerias, túneis, canyons e arcos, reúne tubarões, raias, lagostas e tartarugas, sendo de dezembro a maio a melhor época.

Ilha do Frade - de dezembro a maio, quando o Mar de Fora fica mais abrigado, torna-se um bom ponto de batismo, além da ocorrência de raias, tartarugas e tubarões e sua rocha colorida por corais, algas e esponjas cercada de areia fina e branca.. Sua profundidade máxima é de 20 metros.

Cabeço Submarino - o mergulho é melhor de dezembro a maio nesse parcel de 25 metros de profundidade, cercado por rochas, onde muitas tartarugas verdes esperam pela época da desova, além da presença de grandes peixes.

Iuias - 24 metros de profundidade, fantástico ponto de mergulho, numa formação vulcânica repleta de tocas e lajes que abrigam várias espécies de animais.

Navio do Leão - ponto com 8 metros de profundidade, com um navio cargueiro desmanchado, fica numa pequena baía.

Ponto/Cabeço da Sapata - mergulho aconselhável apenas para os mais experientes, 42 metros de profundidade e, devido às correntes, concentra um inacreditável número de espécies de animais, possuindo uma fenda que leva o mergulhador a níveis próximos à superfície.

Caverna da Sapata - gruta bastante ampla e de fácil penetração em costão rochoso com esponjas e peixes, tem 28 metros de profundidade.

Corveta V17 - considerado um dos dez melhores naufrágios do mundo, o navio de guerra Ipiranga está quase intacto e com o seu canhão de proa coberto de esponjas, 63 metros de profundidade, requer curso avançado e credencial de Nitrox.

Laje Dois Irmãos - ponto de mergulho fantástico com formações rochosas baixas, esponjas e corais, especialmente porque há 99% de certeza de se ver tubarões bico-fino. Sua profundidade é de 24 metros.

Morro de Fora - quando o Mar de Dentro está calmo, é um convite para um mergulho protegido e tranquilo nas suas águas de 15 metros de profundidade.

Um comentário:

Mergulho em Fernando de Noronha